2 de mai. de 2007

Praia da Conceição


Quem não gosta de tomar uma cerveja acompanhada de um belo tira-gosto, fitando as ondas do mar com toda a beleza praieira do litoral a dois palmos? Tudo isso você encontra na praia da Conceição, um pouco antes de outra praia não menos famosa, a praia de Maria-farinha, município de Paulista, Pernambuco. Em Conceição, que tem esse nome devido a igreja de N. S. da Conceição, localizada a quinhentos metros da beira-mar, você encontra um local pitoresco, de pessoas cordatas e hospitaleiras, cujo principal meio de vida é servir bem os fregueses que se amontoam, durante o verão, nas barracas limpas e arejadas pela brisa errante do oceano.
Dentre os muitos bares do local destaca-se o pequeno ponto de nome convidativo: Entre Amigos. A sua dona é uma senhora muito simpática, recifense, que ( pasmem! ) deixou a profissão de professora para enveredar, juntamente com o marido, nessa empreitada da Praia da Conceição. O bar é bem simples, tal qual a dona, cujo diploma não lhe retira, por nenhum momento, o estilo despojado e conversador de ser. Ex-professora de pré-escolar, numa escola privada do grande Recife, a baixinha da Praia da Conceição , como é conhecida, afirma que não se arrepende de ter deixado o magistério: “ tudo que eu faço é com muito amor, com amor eu tratava as crianças do maternal e com amor atendo meus fregueses aqui no bar.” Ela diz ainda que preferiu a troca, pois gosta de tratar com o público, e viciou-se naquele ambiente tão aconchegante que é a Praia da Conceição. A baixinha explica que não foi fácil fazer o nome naquele lugar da praia. Embora o ponto já existisse, ela e o marido passaram ao menos um ano sem viva alma para servir, até que foram se achegando os clientes e hoje , durante o verão, não há onde acomodar tanta gente. “ muitos optam por ficar em pé mesmo, para não atrapalhar” – diz ela sempre com um sorriso cativante nos lábios. Quanto a viver de um pequeno estabelecimento a beira-mar, a baixinha diz que é “ trabalho de formiguinha”, trata-se de economizar no verão para no inverno não faltar.
A generosidade em pessoa, a baixinha convida a todos a provarem dos seus quitutes , e experimentarem, por um dia que seja, a gostosa estadia na Praia da Conceição. “Sejam todos muito bem-vindos” – completa ela.
Pois é, amigos do Entre outras...caso estejam a passeio pelo litoral norte de Pernambuco e desejem conhecer um local aprazível, não deixem de dar uma parada na Praia da Conceição para tomar uma cerveja no bar da baixinha. Com certeza, serão muito bem recebidos!

Texto de Marcos André Carvalho Lins
Imagens de Osvaldo Barreto

Um comentário:

Anônimo disse...

A Praia da Conceição é tudo isso e, dependendo do olhar curioso do turista, um pouco mais. Água morninha, pessoal das barracas super hospitaleiro. Comida gostosa e, durante a semana, um paraíso quase deserto. É bom deixar aqui registrado também que as autoridades de Paulista deveriam padronizar as barracas, construindo-as em modelo padrão em alvenaria, colocar cestos de lixo e proibir que , logo no lado direito da praia, alguns moradores dêem banho em cavalos e cachorros. Fora isso, vale a pena conhecê-la.
Fernando (Brasília)