29 de jun. de 2012

O que é CFCH?

O que seria então o CFCH? Uma universidade? Mas se eu tiro os professores e coloco mercadorias, vendedores, seguranças, balconistas e caixas. Diria agora que essa estrutura seria um loja, um mercado, um comercio. Se coloco várias bandas, bebidas para vender e salão só para dançar, poderia imaginar que aquele lugar seria agora uma boate, uma casa de festas e de shows. Mas o que têm lá são professores e, por isso, determino que seja uma faculdade, uma instituição de ensino.

Qualquer estrutura pode ser um local que se aprende algo. Pode ser uma praça com um bando de caras vestidos com saias ou as areias brancas de uma praia na Grécia. Poderia ser um bar no centro de Paris ou uma biblioteca perdida em Berlim. Só seria preciso de um mestre e um discípulo para que aquele local fosse marcado como um local de aprendizagem. E dizendo isso aponto para aquilo que transforma as coisas: gente, pessoas, humanos. Humanos transformam até outros humanos e, assim, transformam sociedades. Um sala vazia não significa nada, é simplesmente uma caixa de concreto armado. Uma das peças mais importante de uma instituição de ensino é o professor. Imagina isso sem eles. Imagina o CFCH sem eles. Não haveria sentido denominar de universidade uma estrutura sem professores. Um computador (p. ex.) não irá me transformar num Hegel, num Kant e nem mesmo num Nietzsche. Uma caneta de ouro com diamantes cravados não me levaria a escrever "O primo Basílio", "A Metamorfose", "Macbeth". Isso tudo é somente acessório. 

Toda sociedade deve entender que o professor deve ser valorizado. É ele que faz a diferença. Por isso, apoio a greve que busca trazer melhorias para suas vidas, pois isso irá trazer melhoria para a educação. Abraços!

Nenhum comentário: