7 de abr de 2012

Na Fundação Joaquim Nabuco é possível ver imagens...

Na Fundação Joaquim Nabuco é possível ver imagens como essa, de um antigo jornal que circulava pela capital Pernambucana: A Província. Fundado por José Mariano Carneiro da Cunha, o jornal tinha caráter abolicionista e teve no seu quadro profissional o escritor e também sociólogo Gilberto Freyre que na Província contribui não só para o jornalismo pernambucano, mas também para o brasileiro.


 
Aqui temos os alunos da Faculdade de Direito de Pernambuco. Um símbolo na história política do Estado.


 
A visão do lado interno e externo do Ancoradouro.


 
Outro Jornal de Extrema importância para Pernambuco: O Diário de Pernambuco. Hoje o jornal fundado em 7 de novembro de 1825, pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão é o mais antigo da América Latina. 


 
Estamos vendo a entrada do porto e o Farol de Recife.


 
Mais outro Jornal. Numa época que não havia o acesso do rádio (7 de abril de 1919 foi realizada a primeira emissão radiofônica do Brasil, realizada pela Rádio Clube de Pernambuco) e da televisão, jornais surgiam a todo momento e esse é mais um que iluminava o cenário da cultura pernambucana: O Jornal do Recife. Esteve em circulação no período do século XIX até início do século XX. Também teve figuras histórica trabalhando por lá: Tobias Barreto, Barbosa Lima Sobrinho, José Lins do Rego e Assis Chateaubriand, entre muitos intelectuais da época.


 
Aqui temos a presença histórica da Maçonaria no Brasil.


 
Obras do Porto e o que eles chamavam de "A Muralha". 


 
Aqui temos as paisagens das praias do Pina e de Olinda. É impossível reconhecê-las hoje dessa forma. 


 
Francisco de Assis Rosa e Silva foi um político que surgi no Estado de Pernambuco e avança chegando a ser vice-presidente da República no governo de Campos Sales. É um daqueles indivíduos que podemos dizer que é "político de carteirinha". Esteve sempre atuante na longa história da política brasileira.


Álbum de Pernambuco  

Autor: Monteiro, 
Notas: Gravuras de P. Marinho. 
Traz fotos de Dantas Barreto, Herculano Bandeira e Rosa e Silva. 
Local: Lisboa, Portugal Editor: Officinas Typographicas do Annuario Commercial 
Data: 1913
Propriedade: Fundaj 
Disponibilidade: Fundaj - Biblioteca Local Físico: 620/83 OR 
Fundo Documental: Livros 
Acervo digita.


 

Nenhum comentário: