20 de fev. de 2009

Carlos Lyra - compositor

Reprise

O programa Roda Viva reapresenta a entrevista com o compositor Carlos Lyra, exibida em março de 2008, ano do cinquentenário da Bossa Nova.
O lançamento do disco "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, em 1958, marca o início da Bossa. Mas, antes diss o, ela já estava sendo elaborada por vários compositores.

O novo estilo de compor, tocar e cantar, resultado de um grupo de músicos reunidos no Rio de Janeiro na década de 50, chegou ao Carnegie Hall, em Nova York, influenciou músicos do jazz e segue fazendo sucesso, principalmente no exterior.

O compositor Carlos Lyra foi um dos protagonistas desse novo ritmo que influenciou artistas pelas décadas seguintes. Para ele, a Bossa Nova é a expressão de uma classe social de uma época e surgiu ainda antes, em composições que precederam o disco de Elizeth Cardoso.

Carlos Lyra fez sua primeira composição em 1954 e a primeira gravação dois anos depois, sendo autor de mais de duas centenas de músicas e um dos mais ativos e produtivos músicos dessa geração e dessa fase da música popular brasileira.

Participam como convidados entrevistadores:
Regina Echeverria, jornalista e autora do livro Furacão Elis; Sérgio Cabral, jornalista e escritor, auto r das biografias de Tom Jobim e Nara Leão; Ruy Castro, jornalista, escritor e colunista do jornal Folha de S. Paulo e autor dos livros sobre a Bossa Nova, "Chega de Saudades" e "A Onda que se Ergueu do Mar"; Zuza Homem de Mello, jornalista e produtor musical; Patricia Palumbo, jornalista, apresentadora do programa Vozes do Brasil da Rádio Eldorado e apresentadora do programa Conversa Afinada na TVE do Rio de Janeiro; Tarik de Souza, jornalista, escritor e colunista musical do Jornal Do Brasil.

Apresentação: Carlos Eduardo Lins da Silva

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva
Anteriores:

Ainda pensando em amizade.
Abertura do ano letivo na UFPE. (Aula magna 2009).
Amizade é...
Citando a Amizade
Disco pensador.
Miguel Nicolelis é reprise no Roda Viva.
Aniversário de João Cabral de Melo Neto
19 de novembro: Dia do Cordelista
Rennó entrevista Marcos André Carvalho Lins, poeta



Nenhum comentário: