19 de abr. de 2007

CulturalWorld: Uma caçador de Blogs Culturais


Há muito tempo os blogs deixaram de ser um simples diário de adolescente e passaram a exalar a sua importância como um grande meio de informação, com os seus relatos muitas vezes contundentes e austeros. E, há muito tempo, jornalista, poetas, escritores, cronistas, artistas de modo geral utilizam essa ferramenta web para divulgar também os seus trabalhos a população. Criando assim um seguimento interresante: Blogs Culturais.

Esses Blogs Culturais têm pela frente uma ingrata missão. Vencer a barreira da mediocridade que assola na internet com informações valiosíssimas para o público em geral e mostrar que a internet não é só um local de games e bate-papos. Uma nova maneira de conhecer esses blogs é visitando o CulturalWorld. O Veneza de Brasileiros andou xeretando esse novo mecanismo e entrevistou via e-mail o seu fundador, jjLeandro. Perguntamos a ele qual seria sua proposta com Culturalworld e que motivação levou a criar esse hospedeiro de blogs culturais. Vejam o que ele diz sobre o assunto:

jjLeandro:
Olá, Grande Osvaldo, que prazer, rapaz.

O CulturalWorld surgiu de uma necessidade: dar mais visibilidade aos sítios de literatura e principalmente aos amigos que escrevem e curtem cultura. Isso por quê? Mesmo a internet, meio instantâneo e livre de informação é preciso que se organize e esteja à mostra o mais possível para ser visto, pois a quantidade de informação é demasiado grande e o internauta tem o livre-arbítrio para escolher o que deseja ver e ler. Portanto, a idéia é que o Culturalworld funcione como um estímulo a visitas. A partir de um conhecimento prévio, que os internautas que gostaram do que leram lá, divulguem-no, seja através de mensagens ou criando linques em seus próprios sítios. A possibilidade de criação de linques nos blogs é interessante, pois criar-se-ia uma rede. Uma vez que o internauta tenha o linque disponível num determinado blog, pode ele viajar por essa imensa rede a ser criada. É uma idéia ainda incipiente, necessária que tenha a participação de outros amigos no projeto, tanto em divulgação como execução para que deslanche. Como no mundo real o acesso ao mercado editorial, para divulgação das criações, é muito restrito, o meio virtual é uma opção apetecível para a realização da disseminação de nossos trabalhos. O Culturalworld será a fonte onde os interessados em Cultura de uma maneira geral e literatura de uma maneira particular poderá ter uma grande quantidade de sítios à disposição num só lugar. Acredito que depois de lerem esses esclarecimentos muitos outros internautas que escrevem e editam blogs irão aderir à idéia. E interessante que nada gastarão para isso a não ser o tempo para enviar os dados.


O Veneza de Brasileiros também quis saber um pouco mais sobre jjLeandro e sua historia. Ele nos enviou seguinte resposta:

jjLeandro:
Sou Jornalista e escritor - nascido em Carolina-MA, em 1960, de mãe maranhense e pai pernambucano (Carnaíba-PE). Minha origem paterna remonta a Souza na Paraíba, de onde a família Leandro migrou. Formei-me em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás em 1983. Por cerca de dez anos atuei na imprensa em Goiânia, principalmente rádio, como repórter e depois diretor-artístico. Em 1990, retornei a Araguaína e desde então não saí mais daqui. Sou casado e tenho um casal de filhos com 17 e 14 anos.
Literatura
A literatura entrou muito cedo em minha vida. Já aos 14 anos tinha a intenção de ser escritor. Lia muito desde essa época, mas os livros de literatura disponíveis nessa época eram poucos. Mesmo assim não desistia, lendo tudo que me caía às mãos. Fui leitor assíduo daquelas revistinha em quadrinho TEX, Tarzan, Cavaleiro Negro, Homem Aranha e as similares Disney. Também era contumaz leitor de livrinhos de bolso de Bang Bang, facilmente encontráveis. Na falta de boa literatura, valia-me com o que me caía às mãos. Isso foi importante para manter vivo o desejo pela leitura e consequentemente a literatura. Já aos 14 anos ensaiava os meus primeiros passos como escritor. Nada que redundasse em boa produção, mas era já um exercício literário. Desde os 20 anos, mais ou menos, comecei a escrever sério e com método. Foi um período longo de escrita secreta, digamos assim. Tudo que produzia, guardava. Tinha segurança para mostrar a ninguém. E assim foi por mais ou menos uns dez anos. Quando surgiu a oportunidade de participação, em 2002, no prêmio Cora Coralina, do Governo de Goiás, para poetas inéditos, não vacilei, peguei a grande produção de poemas que já tinha, fiz uma seleção, separei os que achavam mais significativos e me inscrevi. E foi quase com surpresa que, disputando com outros grandes valores de várias regiões do Brasil, consegui conquistar o primeiro lugar. Dessa premiação resultou meu primeiro e único livro até agora publicado: Quase Ave. Tenho ainda pronto para publicação um romance, dois outros livros de poesias, um de conto e outro de crônicas. Trabalho ainda em outro romance. As idéias para produção de outros romances são muitas e, devido à lentidão com que se publica no Brasil, principalmente quem é inédito ou não tem fama por qualquer motivo que seja, guardo-as em meu PC na forma de uma sinopse. Quando os ventos forem favoráveis desenvolverei-as.
Tenho trabalhos na internet em vários sítios culturais. Colaboro ainda com crônicas para um jornal no Tocantins, Jornal do Tocantins.


Então gente, é isso. Se vocês quiserem blogs culturais, passem no Culturalworld. Mais uma vez deixaremos o link, dessa vez no final do texto. Participem e acessem esse novo projeto, que tem como maior objetivo divulgar e viabilizar a cultura brasileira. E também passem no blog de Leandro, o jjLeandro – Um poeta todo prosa.

Abraços!!

Culturalworld:

jjLeandro
:

Texto de Osvaldo Barreto

6 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Osvaldo.
Toda força em favor da Cultura é benvida, sabe bem você. Fico agradecendo e daqui torcendo para que nossos projetos, meu e seu, dêem certo.
Grato, abraços!

ainda mais estórias disse...

Falou em cultura, falou comigo.

Boa dica mesmo.

http://aindamaisestorias.blogspot.com


http://blogcafeexpresso.blogspot.com


http://estoriasmediocres1.blogspot.com

Milu disse...

oi, Osvaldo, acho que é dever de cada um contribuir na divulgação cultural. Meus parabéns.

Milu disse...

Sua iniciativa é valiosa. Concordo em tudo com o que você disse. A internet deve ser usada como complemento da educação e não como meio de trocas de insultos, paqueras ou outras finalidades terríveis que a gente vê por aí. Acho que ainda vai levar um bom tempo até que ela cumpra, realmente, seu papel, e é por isso que acredito que iniciativas como esta sua são super importantes. Torço pelo sucesso de seu blog.
Ótimo domingo para vc.
Milu

Giselle Vergna disse...

Muito bacana a entrevista. Amo o CulturalWorld.

É muito bom encontrar pessoas na net que compartilham da mesma idéia. E viva a propagação da Cultura!

Abraços, queridos...sucesso na nossa jornada!

Eugenio e Artes disse...

Realmente os blogs estão mais sérios, mas os caminhos a percorrer são ainda muito vastos.
Como sempre no Brasil as coisas culturais e sérias, sofrem um pouco até serem levadas a sério.
Mas no fim dará certo.
Há um Blog com um concurso muito bom,Concurso literário Letras e artes, o que é legal, é que o livro é ilustrado, você
Concorre com uma ou duas histórias, e vencendo terá seu livro publicado e ilustrado
Dêem uma olhadinha lá! O link é:
http://literaeearts.blogspot.com/