27 de mai. de 2012

Allen Ginsberg é Carlos Marx.

Carlos Marx, personagem da obra "On the road", é o poeta Allen Ginsberg (1926 -1997), autor de Uivo. Jack Kerouac o descreve como um homem de cabeça iluminada e, no mesmo parágrafo, de mente sombria, um santo vagabundo e um angustiado poeta. Também nos diz que Allen professava diálogos malucos e surrealistas. Sempre numa intonação baixa e com os olhos fixos. Kerouac realmente tinha se impressionado com o olhar de Allen, em outra parte do livro, ele nos diz que seu olhar era penetrante e que relampejava.



Como uma das figuras principais do movimento “Geração Beat”, nos anos 1950,  Allen Ginsberg se opôs vigorosamente a repressão materialista do capitalismo. Via no Capitalismo uma força destrutiva e, por isso, trabalhou para eliminar o conformismo americano. Era diante de um monstro tão poderoso e agressivo que ele buscou, através de várias ações, demonstrar o que há de mais nocivo nesse sistema

Com o passar do tempo, Jack Kerouac romperia com Allen Ginsberg. O acusaria de comunista. E iria torcer o nariz para as ideias de Allen Ginsberg. Principalmente as ideias contra a repressão sexual. Kerouac diria: Sou Católico!

O poema "Uivo", dedicado ao também escritor Carl Solomon, é uma das obras que se tornaria marco do movimento Beat. Numa América reacionária, essa obra causou tremendo impacto, pois aludia relações homossexuais e heterossexuais, num época em que atos homossexuais eram crime em todos os estados dos EUA. 

O "Uivo" também reflete a homossexualidade de Ginsberg. Na obra, podemos ver que o autor teve vários relacionamentos homoafetivas, incluindo Peter Orlovsky, seu parceiro ao longo da vida.

Nenhum comentário: