11 de abr. de 2007

Trabalho para mãos que vêem


“Trabalho para mãos que vêem” é um projeto bem interessante cujo objetivo pode ser sintetizado numa palavra: tocar. Trata-se de aplicações de shiatsu, em locais públicos, realizadas por deficientes visuais. Esse projeto, em andamento há algum tempo, já passou pela drogaria Gutemberg, pelo shopping Plaza, shopping Boa Vista, pela prefeitura do Recife e hoje conta com o apoio do shopping Paço Alfândega, onde permanecerá ao menos por um mês. O projeto é coordenado pela Associação Pernambucana de Cegos, e visa adotar a prática do shiatsu em lugares de grande movimento e por onde passa diariamente um fluxo importante de pessoas , de todas as idades e classes sociais, que podem dispor de um pouco do seu tempo para cuidar do bem-estar orgânico. O Veneza de Brasileiros conferiu, in locu, a implantação do projeto e entrevistou um dos massagistas, senhor Arão Júnior, deficiente visual, que além do shiatsu lida ainda com a área de informática. Segundo ele , o shiatsu vem da junção dos vocábulos japoneses shi e atsu, dedos e pressão respectivamente. “Nós trabalhamos com movimentos de pressão sobre a escápula, cintura escapular, a região da coluna, inteira, atuando também no pescoço e na cabeça, ativando a oxigenação do córtex cerebral, por exemplo. Para ele, todas as funções fisiológicas são beneficiadas pelo shiatsu, o que proporciona um melhor ajuste do organismo, mitigando o stress cotidiano em seus sintomas mais externos, como a tensão muscular, até desconfortos intestinais, pois trata do corpo como um todo.
Para aqueles que pensam a massagem como algo supérfluo, Arão responde defendendo o shiatsu como uma necessidade do organismo: “ Com a pressão externa das mãos, o corpo libera a endorfina que é a substância do organismo responsável por aliviar as dores.” Ainda conforme seu relato, o shiatsu também mexe com a adrenalina, hormônio das emoções, o que faz com que algumas pessoas tenham reações extravagantes como até chorar durante a terapia , sorrir em demasia ou sentir dor.

Para iniciar-se nos mistérios do shiatsu, todavia, não é tão fácil como pode até parecer. O senhor Arão, assim como todos os seus companheiros massagistas, tiveram de freqüentar em torno de cem horas de aula prática além de matérias teóricas sobre fisiologia, anatomia e psicologia, com um aprofundamento também na teoria do associativismo. Esta última matéria prepara o deficiente visual para se relacionar de modo mais integrado com o cliente e entre si mesmos, em grupos, buscando não apenas uma formação científica mas também humana.

Questionado sobre gostar ou não do ofício, ele é taxativo: “ é um serviço muito bom, pois além de melhorarmos a qualidade de vida daquelas pessoas atendidas, nós também temos a oportunidade de fazer novos amigos por onde passamos.” Quanto ao futuro, Arão o vê de forma otimista: “o próximo passo talvez seja conquistarmos um espaço em clínicas e hospitais onde há uma necessidade muito grande dessa forma de tratamento.”

O grupo já esteve numa grande fábrica, em Suape, tratando os sintomas mais diretos do stress no labor. A Associação Pernambucana de Cegos oferecerá uma próxima turma sobre shiatsu e mantém atualmente cursos básicos de computação operacional e internet, os deficientes visuais contam com softwares específicos para atender suas necessidades, como um decodificador através de sinais sonoros.

Sobre o preconceito, eles têm de matar um leão por dia, pois como trabalham nos mais diversos ambientes são muitas vezes abordados por curiosos incautos. Um desses curiosos , exemplificativamente, veio até eles após a nossa entrevista, com a pergunta clássica: vocês são cegos e fazem massagem? ( em tom de estupefação ). E a resposta veio na ponta da língua: “nós fazemos massagem com as mãos, não com os olhos.”

Por essas e outras, dá para se ter uma idéia de como ainda somos subdesenvolvidos e temos muito o que aprender com os deficientes, em termos de associativismo.
Shiatsu
(quick massage )

ARÃO JÚNIOR ( TEC. MASSAGEM EXPRESSA )
33752316/88068942
araojose@oi.com.br


SEBASTIÃO MENDES (TEC. MASSAGEM EXPRESSA )
33718893/96215371


Texto de Marcos André Carvalho Lins
Imagens de Osvaldo Barreto

Um comentário:

Natural Naturalmente disse...

Gostei muito deste post, tanto que coloquei no meu cantinho de "link´s inteligentes". Parabens é obrigada.
Natural Natualmente
www.medicinasnaturais.blogspot.com